Voltar à página principal

Granjal 

            

Situada na serra da Lapa, na margem esquerda do rio Távora, ao sul do concelho, dista quatro quilómetros da vila de Sernancelhe.

 

    A antiga freguesia de Nossa Senhora do Hospital, no lugar do Granjal, foi um curato anexo à reitoria e comenda de Sernancelhe, da Ordem de Malta e da apresentação do comendador. Passou a freguesia independente, com novo orago.

  

    A actual freguesia do Granjal tomou a sua origem numa quinta ou granja fundada pela Ordem de Malta, e só se constitui no século XIV.

    A Capela de S. Miguel ainda tem uma função. Memórias do tempo de famílias enobrecidas (Almeidas, Mendonças, Amarais, Rochas, Pessanhas e outros) que aqui viveram.

  

    Um terra onde as tradições agrícolas ainda resistem ao esquecimento. terra de gente laboriosa e valente. Que o digam os que desciam do Monte da Lapa, já um tanto alegres e que por aqui armavam zaragatas, corridas ao "pau da cruz" dos do Granjal.

    Terra onde Nossa Senhora Aparecida foi "encontrada" justamente no dia em que os da Vila da Ponte festejavam a sua Senhora das Necessidades.

    Os tempos mudam e Granjal é terra pacífica a que preside um elegante cruzeiro, ali no Largo do Soito.
Fonte do texto: CM Sernancelhe

  

 Voltar à página principal