Voltar

  A Cadeia, os Miradouros, a Fonte dos Clérigos e a Capela Setecentista 
           

                                                                   A Cadeia
Já em estado de ruína e situada a poucos metros do pelourinho está a antiga cadeia. No seu estado lastimoso de conservação restam apenas a frontaria e parte das paredes laterais e posteriores, pois estas eram feitas de pedra de boa qualidade e bem aparelhada. A sua função de cárcere público está bem patente nas quatro janela quadradas e gradeadas, divididas duas por cada piso. No centro do edifício, em pleno segundo piso, situa-se a antiga entrada, acessível através de uma escada exterior. É também digno de especial atenção o frontal triangular e moldurado que se situa a meio da empena sobre a fachada, no qual se situam as armas heráldicas dos Vasconcelos em escudo, subpujada por coronel de três florões encimado por uma vieira.

Actualmente procede-se à sua reabilitação, o que só reflecte um profundo interesse pela conservação do património cultural e arquitectónico da Lapa.

                                                                              Os Miradouros
Esta designação não será talvez a mais adequada á função que estes quatro templetes, cuja orientação se efectua de acordo com os pontos cardeais, tinham. Estes constituíam ponto básico de referência para os grupos que efectuavam peregrinações, pois ao avistá-los, reorganizavam as suas procissões e dirigiam-se ao santuário.


                                                                       A Fonte dos Clérigos
A sua construção data de 1734 e é conhecida como uma das três nascentes do Rio Vouga.

 

                                                                    A Capela Setecentista
Capela oriunda da freguesia de Quintela, foi doada por um habitante da região e mais tarde transferida pedra a pedra para a Lapa, onde actualmente, nos dias de maior afluência de peregrinos, nomeadamente nos dias de romaria, serve para a celebração de uma missa campal, pois com a enorme afluência de devotos o Santuário torna-se pequeno.

 

 Voltar