Página anterior

Os Mosteiros do Concelho de Sernancelhe

  LuisCanotilho-Convento_Tabosa.jpg (24486 bytes)

O Património entre a ideologia e a utopia

Mosteiro da Tabosa do Carregal

 

                              

               LuisCanotilho-Mosteiro.jpg (19779 bytes)                 LuisCanotilho-Freixinho.jpg (21824 bytes)                        

                                                    O último Toque das Campânulas                             As cavacas de Freixinho

                                                                  Mosteiro                                                      Mosteiro de Freixinho

                                                     

Mosteiro da Ribeira

"No termo de Sernancelhe, num retiro de certo modo acolhedor entre as ribas escarpadas e ásperas do Rio Távora, perduram num desolado abandono os restos do antigo convento da Ribeira".
"Os cronistas fazem-se eco da tradição segundo a qual, em tempos remotos, no curato de Palhais se levantou uma ermida dedicada à Senhora da Conceição (...); ao lado teria surgido um mosteiro beneditino de efémera duração, acabando por se reconstruir nas margens do Távora sob a tutela da mesma padroeira."
"A iniciação pertenceu a Fr. Pedro da Ameixoeira, franciscano da 3a Ordem". Este convento franciscano terá sido fundado em 1460 e não terá subsistido nesta forma que até 1520, ano em que os frades franciscanos foram expulsos por Dona Maria Pereira, de Sernancelhe, parente dos Condes da Feira, que nele se instalou com as suas leigas. O convento terá assim passado dos beneditinos para os franciscanos e destes para as freiras "conceicionistas" de Dona Maria Pereira, primeira abadessa, donde lhe vem o nome de "mosteiro", pois tradicionalmente na região se chamava convento às casas dos frades e mosteiro às das freiras.

(dados e citações retirados de "História de Lamego" de M. Gonçalves da Costa)

Classificado como Monumento nacional, o Mosteiro da Ribeira (ou de "Nossa Senhora da Conceição da Ribeira" de seu nome completo) continua ao abandono, falando-se de um projecto de recuperação desta bela obra de arquitectura para um estabelecimento hoteleiro de Turismo Rural.  

 

Página anterior